terça-feira, 11 de outubro de 2011

“Non est maior defectum quan ignoratio” Parte VII


FINALMENTE, VIDA!



(Leia antes as partes I a VI deste texto postadas abaixo) 


Frederico Burlamaqui
(fredkareka@hotmail.com)

                Reconheço, e aqui me retrato, que poderia ter explanado melhor sobre a adicção e ao tratamento, ou melhor, o renascimento. Prefiro essa denominação porque curiosamente, durou nove meses (fui além dos seis sugeridos), em um lugar como nome bem sugestivo (Instituto Volta à Vida), em que senti dor, onde aprendi coisas que nunca tive no passado como amizade, amor próprio, respeito, gratidão, dignidade, autoconhecimento, paz. Coisas que usufruo hoje em minha nova maneira de viver. Nunca esquecerei os bons nem os tristes momentos que passei, muito menos das pessoas que estiveram comigo nessa caminhada. Em nenhum momento me senti sozinho ou com medo do fracasso, graças à ajuda incondicional tanto de minha família de sangue quanto de minha nova família, que me encorajaram a sempre seguir em frente sem vacilar.  Afirmo sem dúvida alguma que sou muito grato e feliz. Não quer dizer em absoluto que não tenho dificuldades, mas não as encaro assim: penso ao invés disso que tenho oportunidades e desafios a superar, e muito a aprender e crescer.

O QUE SE PODE CONCLUIR
                 A inabilidade de lidarmos com nossos sentimentos e com nós mesmos, é um dos maiores obstáculos que nos impomos, nos deixando levar pelo pior defeito na minha visão: a ignorância. Posso concluir de minha experiência. Somos nosso único inimigo. Quando nos dizem a verdade, nos sentimos mal porque faz sentido. Quando afirmamos que não perdoamos ao outro e nem a nós mesmos, geramos uma onda de negatividade que nos faz regredir. Quando dizemos que o melhor é esquecermos o passado, na verdade, estamos buscando fugir dele, porque o tememos, e quando afirmamos que o passado está resolvido, basta observar nossa reação quanto a isso: se nos causa dor, é porque estamos enganados a esse respeito: quem perdoa a si e aos outros não sente dor. Nunca podemos alegar falta de tempo para mudar, o momento é agora. Não podemos permitir que a ignorância impere em nossas vidas. Devemos buscar uma visão clara dos fatos. Devemos buscar sabedoria.
                Hoje me dizem que meu passado deve ser esquecido, mas gentilmente discordo. Não me causa dor alguma olhar para trás, pois foi meu passado que me trouxe até aqui. Busco, na realidade, não esquecê-lo, pois sempre aprendo mais analisando e usando-o como referência para que não cometa certos erros novamente. Essa é minha maneira de encarar os fatos. E você, como enxerga a si e como lida com suas dificuldades? O que superou até hoje e o que aprendeu com isso?

MAIS SERÁ REVELADO
                Ainda há muito mais para ser exposto, mas honestamente, é um assunto tão vasto que necessito de muitos outros textos para esclarecer melhor a adicção e a meus pontos de vista. Creio que pude ao menos dar uma ideia do queria mostrar. Não tive em absoluto a intenção de culpar alguém pelo que me aconteceu ou deixou de acontecer, por isso mesmo busquei falar sobre mim. Não sou o detentor da verdade: você tem total liberdade de discordar ou de acrescentar algo dentre tudo o que expus. Em momento algum busquei me colocar como vítima, nem tampouco como herói. Não sou o gigante dos meus sonhos nem mesmo o demônio de meus pesadelos. Nunca tive a intenção de machucar ninguém. Não me tornei um ser perfeito, longe disso. Sou um ser humano como você, falho, que erro e que acerto, mas errando, busco aprender com meus erros, e busco repará-los sempre que possível. Agradeço aos que me encorajaram a escrever a você e aos que me viraram as costas. Agradeço aos que não acreditam em mim, e principalmente, agradeço aos que torcem e crescem comigo.
 Assumo que nada do que fiz pode ser modificado, mas há coisas que posso reparar e ajudar e ser ajudado a resolver, e desejo sinceramente poder fazer isso de alguma forma. Tenho bastante esperança e energia para que aconteça. Busco ter paciência e sabedoria para que quando esse momento chegar, o faça da melhor maneira. No mais, agradeço profundamente por ter lido esse texto até o fim, e sinceramente, espero ter ajudado de alguma maneira, porque você me ajuda muito mais do que pode imaginar!


“O fruto de um trabalho de amor atinge sua plenitude na colheita, e esta chega sempre no tempo certo”.                                                                                                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário